CENTRO DE EDUCAÇÃO MUNICIPAL DEPUTADO
MANOEL RODRIGUES
FEIRA CIENTÍFICA 2025
CADA ESTUDANTE PODERÁ ASSISTIR A TODAS
AS APRESENTAÇÕES DE PROJETOS, ESCOLHER DOIS TRABALHOS APRESENTADOS E PRODUZIR
UM RELATÓRIO INDIVIDUAL SOBRE CADA APRESENTAÇÃO, DETALHANDO O ASSUNTO ABORDADO
PELO PROJETO, UM RESUMO DA APRESENTAÇÃO E SUA OPNIÃO SOBRE O TEMA OBORDADO NO
TRABALHO.
O RELATÓRIO DA FEIRA CIENTÍFICA VALERÁ COMO NOTA PARCIAL DO SEGUNDO PERÍODO, BASEADO NO ENVIO DO RELATÓRIO E O QUE VOCÊ APRESENTOU EM SEUS RESUMOS.
ATENÇÃO: O PRAZO FINAL PARA ENVIO DOS
RELATÓRIOS É ATÉ DOMINGO, DIA 22/06/2025, ÀS 23:59H.
Este trabalho tem por objetivo, desenvolver um filtro de água simples e prático, a partir do aproveitamento de materiais descartáveis, com a finalidade de reduzir os custos de produção do equipamento, e assim, promover a conscientização socioambiental, por meio da reutilização de materiais recicláveis do cotidiano comum. Neste sentido, os membros da equipe efetuaram pesquisas acerca do tema, e optaram por utilizar na prática educacional, um modelo econômico, viável e modesto, o filtro de água na atividade prática. Logo, espera-se que o material confeccionado possa atender de maneira eficaz e eficiente, a filtragem de águas sujas. As águas depuradas poderão ser reutilizadas nas irrigações de lavouras, nas limpezas de áreas externas de residên-cias, indústrias e comércios. Aspiramos alcançar sucesso na aplicação de nossa teoria, para obtermos êxitos em nossa proposta de prática educativa.
ResponderExcluirOBJETIVOS
Objetivo Geral:
Criar filtro de água com materiais reciclaveis.
Objetivos Específicos:
1.Promover a educação ambiental no âmbito da unidade escolar.
2.Produzir um protótipo simples, eficaz e eficiente, para filtragem de águas sujas.
3. Utilizar na confecção do protótipo do filtro, materiais reutilizáveis e/ou recicláveis.
METODOLOGIA
Por iniciativa de educandos da sexta série - B, após tomarem ciência da Feira Científica 2025, e inspirados nos estudos da componente curricular de Desenvolvimento Sustentável, optaram por leituras relacionadas de como produzirem um equipamento que pudesse auxiliar as pessoas a limpar as águas sujas, com eficiência, e por meio de filtragem simples e utilizando materiais de baixo custo.
Neste sentido, ao utilizar a "metodologia ativa", que corresponde ao processo amplo, no qual a principal característica é a inserção do educando, como agente principal e responsável por sua aprendizagem, onde o mesmo está comprometido com seu aprendizado. Diesel et al. (2017) recomenda ao professor que procure novos caminhos e metodologias, entre os quais coloquem os estudantes como protagonistas em processos de ensino-aprendizagem. Também, cabe destacar o método da "sala de aula invertida" , uma possibilidade de concretização das "metodologias ativas", onde os alunos são colocados à pro-
va para explanação do tema proposto sempre mostrando suas habilidades desenvolvidas e as técnicas de aprendizagens.
Assim sendo, a equipe coletou os materiais necessários e mobilizou-se na produção do protótipo do filtro, utilizando materiais recicláveis que puderam ser reutilizados como, garrafas pets transparentes, al-godão, filtros de papel, areia fina, carvão vegetal fragmentado, e por último pequenos fragmentos de rochas. Após finalização da montagem