Tradutor

quarta-feira, 18 de junho de 2025

FEIRA CIENTÍFICA MANOEL RODRIGUES 2025

CENTRO DE EDUCAÇÃO MUNICIPAL DEPUTADO MANOEL RODRIGUES

FEIRA CIENTÍFICA 2025

 

CADA ESTUDANTE PODERÁ ASSISTIR A TODAS AS APRESENTAÇÕES DE PROJETOS, ESCOLHER DOIS TRABALHOS APRESENTADOS E PRODUZIR UM RELATÓRIO INDIVIDUAL SOBRE CADA APRESENTAÇÃO, DETALHANDO O ASSUNTO ABORDADO PELO PROJETO, UM RESUMO DA APRESENTAÇÃO E SUA OPNIÃO SOBRE O TEMA OBORDADO NO TRABALHO.


O RELATÓRIO DA FEIRA CIENTÍFICA VALERÁ COMO NOTA PARCIAL DO SEGUNDO PERÍODO, BASEADO NO ENVIO DO RELATÓRIO E O QUE VOCÊ APRESENTOU EM SEUS RESUMOS.


ATENÇÃO: O PRAZO FINAL PARA ENVIO DOS RELATÓRIOS É ATÉ DOMINGO, DIA 22/06/2025, ÀS 23:59H.


Um comentário:

  1. Este trabalho tem por objetivo, desenvolver um filtro de água simples e prático, a partir do aproveitamento de materiais descartáveis, com a finalidade de reduzir os custos de produção do equipamento, e assim, promover a conscientização socioambiental, por meio da reutilização de materiais recicláveis do cotidiano comum. Neste sentido, os membros da equipe efetuaram pesquisas acerca do tema, e optaram por utilizar na prática educacional, um modelo econômico, viável e modesto, o filtro de água na atividade prática. Logo, espera-se que o material confeccionado possa atender de maneira eficaz e eficiente, a filtragem de águas sujas. As águas depuradas poderão ser reutilizadas nas irrigações de lavouras, nas limpezas de áreas externas de residên-cias, indústrias e comércios. Aspiramos alcançar sucesso na aplicação de nossa teoria, para obtermos êxitos em nossa proposta de prática educativa.
    OBJETIVOS
    Objetivo Geral:
    Criar filtro de água com materiais reciclaveis.
    Objetivos Específicos:
    1.Promover a educação ambiental no âmbito da unidade escolar.
    2.Produzir um protótipo simples, eficaz e eficiente, para filtragem de águas sujas.
    3. Utilizar na confecção do protótipo do filtro, materiais reutilizáveis e/ou recicláveis.
    METODOLOGIA
    Por iniciativa de educandos da sexta série - B, após tomarem ciência da Feira Científica 2025, e inspirados nos estudos da componente curricular de Desenvolvimento Sustentável, optaram por leituras relacionadas de como produzirem um equipamento que pudesse auxiliar as pessoas a limpar as águas sujas, com eficiência, e por meio de filtragem simples e utilizando materiais de baixo custo.
    Neste sentido, ao utilizar a "metodologia ativa", que corresponde ao processo amplo, no qual a principal característica é a inserção do educando, como agente principal e responsável por sua aprendizagem, onde o mesmo está comprometido com seu aprendizado. Diesel et al. (2017) recomenda ao professor que procure novos caminhos e metodologias, entre os quais coloquem os estudantes como protagonistas em processos de ensino-aprendizagem. Também, cabe destacar o método da "sala de aula invertida" , uma possibilidade de concretização das "metodologias ativas", onde os alunos são colocados à pro-
    va para explanação do tema proposto sempre mostrando suas habilidades desenvolvidas e as técnicas de aprendizagens.
    Assim sendo, a equipe coletou os materiais necessários e mobilizou-se na produção do protótipo do filtro, utilizando materiais recicláveis que puderam ser reutilizados como, garrafas pets transparentes, al-godão, filtros de papel, areia fina, carvão vegetal fragmentado, e por último pequenos fragmentos de rochas. Após finalização da montagem

    ResponderExcluir